Cuidado com as luzes de LED!

Cuidado com as luzes de LED!

Crédito: Ian Dooley, Unsplash

Você é daqueles que trabalha em frente ao computador o dia todo e não larga o celular por nada? Então, leia essa matéria até o final. Nós temos uma coisa muito importante para te contar.

Em junho, a Anses (Agência Nacional de Segurança Sanitária, Alimentação e Meio-Ambiente e Trabalho), da França, fez uma recomendação sobre as lâmpadas de LED.

Pois é. Ao mesmo tempo que são econômicas, alguns tipos dessa lâmpada podem ser tóxicos e causar danos permanentes à visão.

Para esclarecer o assunto, o ConturbTrends conversou com a Dra. Valéria Tavano, oftalmologista e membro da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR-BRASCRS).

“Estudos demonstram danos na retina, em nível celular, no epitélio pigmentar e nos fotorreceptores, durante longos períodos de intensa luz de LED”, explica a médica.

Segundo ela, essas lesões têm características degenerativas (acúmulo de resíduos dos fotorreceptores e, consequentemente, morte celular) que levam a cegueira causada, principalmente, pelo espectro azul, ou seja, a luz azul.

Dra. Valéria afirma que, baseado em trabalhos com animais, alguns pesquisadores, supõem que a exposição crônica à luz de LED nos humanos, pode antecipar o aparecimento de Degeneração Macular ligada à idade em indivíduos com menos de 50.

“Ainda não se tem dados que determinem os reais riscos e o limite de segurança para o uso de aparelhos que emitem o LED azul. Por isso, é preciso aguardar mais estudos e ter cautela no uso excessivo destes equipamentos”, recomenda a oftalmologista.

O fato é que computadores, celulares e tablets apresentam emissão variada de luz azul, a mais tóxica, segundo os franceses. Isso significa que a exposição em excesso pode, sim, causar problemas de visão. Então, apesar de os estudos não serem conclusivos, fique atento. Diminua, ao menos, o brilho e a intensidade de luz de suas telas!

Crédito: Tribuna Onlinel

Quer saber mais? Clica nestes links:
www.g1.globo.com/saude
www.ecycle.com.br/luz_azul
 

E você, já chegou do escritório com a vista cansada? Ou ficou com a visão estranha depois de passar horas jogando no celular?
Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0