Home Office. Como ser produtivo trabalhando em casa

Home Office. Como ser produtivo trabalhando em casa

Crédito: Envato

 

Chegou a vez do Home Office

E como ser produtivo num ambiente que não foi pensado para trabalhar? Como competir contra a TV, a Geladeira, a Cama e o Sofá? Aqui, listamos algumas dicas para ajudar você a fazer do home office um momento produtivo, que possa, também, alavancar sua carreira, mesmo nesse momento de alta tensão global. Vamos dar várias dicas em posts diferentes. Acompanhe o Conturb e fique por dentro!

 

Dica 1: Mensagem: Escolha apenas 1 ferramenta para comunicação entre colaboradores.

Sugerimos evitar o Whatsapp. Por quê? O WhatsApp é uma rede social, SIM! Em uma rede social, há diversas maneiras de te distrair. Basta estar num grupo para perceber o número de Memes que surgem a cada minuto. É impressionante!

Nossa dica é usar o Slack. É gratuito e você pode abrir “canais” com os assuntos ou projetos em andamento e adicionar os envolvidos, assim como um grupo de WhatsApp. A diferença é que você foge do grande carregamento de Memes do App.

 

Evite usar o WhatsApp para se comunicar com os colegas de trabalho. Escolha outro meio digital!

 

Dica 2: To Do List: Como manter as tarefas em dia?

Se você não usa ferramentas online para controlar as tarefas da sua equipe, essa é a melhor hora para começar. A nossa sugestão é o Trello. É gratuito. É intuitivo. E como ele pode te ajudar? Como é uma lista de afazeres online, toda a equipe pode usar simultaneamente.

Dica 3: Distrações: TV!

Esteja ela com ou sem o som ligado, é um estímulo fora da tela do seu computador que está tentando captar sua atenção. Pelo bem da produtividade, ligue-a após o expediente de trabalho. Imponha-se essa regra. É home office e não férias!

Escolha um local confortável, mas longe da TV e outros eletrônicos que possam desviar sua atenção.

 

Dica 4: Como trabalhar com meus arquivos que estão no servidor da empresa?

Essa é a tarefa mais complexa da transição do escritório para o home office.

A maioria das empresas tem seus documentos em servidores internos, poucas disponibilizam VPN (redes seguras de acesso de dados) e, dependendo do arquivo, fica inviável trabalhar remotamente. Qual a solução, então? Vamos usar a Conteúdo Urbano de exemplo. Trabalhamos com vídeos em 4K. São arquivos muito pesados. Estamos falando de centenas de Gigabites, comparados aos Megabites de um arquivo de Word e Excel.

Para este momento, disponibilizamos 1 HD externo para cada colaborador com os arquivos necessários para que possam trabalhar de casa. Para planilhas e arquivos de texto, que são mais leves, usamos o GoogleDocs. Assim ficamos todos seguros em casa e ao pronto atendimento aos nossos clientes.

 


Dica 5: Nova rotina: e a alimentação?

A tentação de ter a dispensa e a geladeira à disposição o tempo todo, é uma grande dificuldade nos dias de home office. O ideal é manter a mesma rotina que você já tem no trabalho. Faça os mesmos horários de almoço e lanches. Beba muita água e evite ficar passeando perto da geladeira. Mantenha seus inimigos bem longe! Colocar emoji da carinha rindo (se der).

É uma tentação ficar em casa. Por isso, fuja das guloseimas da geladeira!

 

 

Dica 6: Reuniões.

Tanto com equipe quanto com clientes e fornecedores, nossa sugestão é aproveitar que o Google disponibilizou o Hangouts MEET de graça e com capacidade para até 250 pessoas e transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores. Via videoconferência, conseguimos manter a sensação de presença e botar o trabalho em dia. Além disso, ele permite gravar e salvar as chamadas no Google Drive.

 

 

O Hangouts MEET é de graça e tem capacidade para reunir até 250 pessoas!

 

Estas são algumas dicas de como melhorar a produtividade e continuar o trabalho de casa, sem estresse.
Se você tiver mais dicas para adicionar, é só colocar no comentário abaixo, que atualizamos a matéria e colocamos seu crédito.

 

Quer saber mais? Clica nestes links:
www.exame.abril.com.br
www.techtudo.com.br

Como você trabalhando em casa na quarentena?
Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 1
%d blogueiros gostam disto: