Home office entre casais. Confira 5 dicas para evitar as brigas durante a quarentena!

Home office entre casais. Confira 5 dicas para evitar as brigas durante a quarentena!

Crédito: Envato

É possível trabalhar, junto, sim. E na maior harmonia!

A maioria da população, como medida para conter a propagação do vírus Covid-19, está em quarentena, ou seja, foi preciso levar o trabalho para dentro de casa. Mas como evitar que o convívio 24 horas, incluindo o coworking, entre casais não proporcione desentendimentos?

Claro, que cada casal tem uma rotina específica. Mas algumas medidas podem ser incluídas nesse período de isolamento social para ajudar a equilibrar a ansiedade e o estresse que essa quarentena está causando a todos.

Vamos lá:

 

Defina tarefas

Além de fazer o home office, a quarentena também exige que o casal faça outras atividades, como limpar a casa e até mesmo cuidar dos filhos. Para que haja harmonia nesse período, estabeleça as responsabilidades de cada um. Aqui em casa, dividimos da seguinte forma: as refeições são responsabilidade do meu marido, já a limpeza da casa, fica comigo. Agora a rotina da nossa filha de 3 anos, dividimos conforme as demandas do dia a dia no trabalho. Então, quem estiver mais livre, fica com ela, dá banho e faz as atividades da escola, por exemplo.

Enquanto um trabalha, o outro cuida das crianças

 

 

Estabeleça horários

“Umas das dificuldades que sentimos no home office é misturar os momentos de família, lazer e responsabilidades domésticas com trabalho, ou seja, trazer o estresse, os problemas e as dificuldades do trabalho para casa”, conta nossa editora de vídeo Mariana Ortega. Esse relato da Mariana é bem comum quando estamos em home office, pois a tendência é estender o horário, uma vez que, não temos que lidar com o trânsito, ou mesmo, com os problemas do transporte público. Por isso, é preciso delimitar horários para não acabar falando só de trabalho com o companheiro e desgastar a relação.

É importante saber a hora de começar e de encerrar o expediente.

Comunicação sempre

Muitas vezes, um simples desentendimento pode se tornar uma grande briga em tempos de quarentena. “Aqui em casa, o home office está rolando com tranquilidade, pois meu marido e eu combinamos de trabalhar e fazer as tarefas domésticas em horários diferentes, principalmente quando temos reuniões e calls, já que isso tira a atenção do outro – a gente acaba falando mais alto e, às vezes, esquecendo de colocar o fone de ouvido.”, conta nossa editora Nic Ramalho. 24 horas ao lado da mesma pessoa pode ser muito desgastante, por isso, converse mais, principalmente sobre aquelas pequenas coisas que nos incomodam e não falamos. Como fazer um call sem fones de ouvido, ou usar um copo diferente a cada vez que tomar água. Essas pequenas coisas acumuladas transformam-se em grandes problemas em poucos dias.

Quando for fazer reuniões de trabalho, lembre-se de usar o fone de ouvido!

Solidão é preciso

Ler um livro, ou mesmo tomar um banho ouvindo sua música preferida, pode ser uma alternativa para desestressar. Ficar alguns momentos sozinhos também é saudável, principalmente quando estamos isolados em casa, ao lado das mesmas pessoas. Aproveite esses momentos para relaxar e renovar as energias.

O casal não precisa (e não deve) fazer tudo junto. Cada um tem que ter seu momento.

 

Mantenha o romance

Não esqueça que, apesar da pandemia e do isolamento, ainda existe um casal ali. Manter o romance é essencial em qualquer relação. Já que não é possível viajar a dois, ou sair para jantar, porque não fazer um jantarzinho especial um dia na semana, abrir um bom vinho e ficar conversando, como fariam se não estivessem em casa. Isso pode ser revigorante para o casal.

Nic conta que a sala de jantar é, ao mesmo tempo, o home office e o local das refeições, por isso, ela combinou com o marido que durante as refeições, sai o escritório da sala de jantar e entram as refeições. Isso ajuda a criar harmonia no ambiente.  “Dá até pra fazer jantarzinho romântico, com um vinhozinho, para encerrar aquele dia estressante”, diz.

Uma das formas mais gostosas de esquecer o estresse é preparando o jantar juntos!

 

 

Quer saber mais? Clica nestes links:
www.glamour.com.br
www.conturb.com

 

Com quem e como você divide seu office em casa ?
Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0