Já pensou em viver um ano sabático?

Já pensou em viver um ano sabático?

Crédito: Guilherme Stacanella, Unsplash

Isso mesmo. Ter um tempo para repensar a vida, a carreira e tudo o que não está mais fazendo sentido para você.

Na Antiguidade, o ano sabático era um período de pausa que acontecia a cada sete anos. Nele, nada era plantado ou colhido. Era preciso parar para recuperar as forças e reposicionar as estratégias das civilizações.

O fato é que, hoje, muitas pessoas pensam em fazer algo parecido. Mas não é fácil. E, para explicar melhor o que é e como funciona o tal ano sabático na vida real, o ConturbTrends conversou com Cibele Mello, psicóloga clínica, de São Paulo.

“Se a pessoa está infeliz ou insatisfeita, é válido um tempo para refletir. É óbvio que, de forma prática, nem sempre ela tem a possibilidade de deixar tudo para trás, parar e reconfigurar as metas e os caminhos para o novo objetivo”, explica.

Segundo Cibele, isso é extremamente saudável se a pessoa tiver oportunidade de usufruir de um tempo que não tenha necessariamente a ver com descansar. Descansar é férias! “O sabático é um tempo – não necessariamente um ano – de recolhimento que vai te preparar para uma nova jornada”, diz.

Cibele explica que o ideal seria a pessoa dar um passo para trás e ver a vida de uma maneira mais afastada. “A partir daí, é possível ter uma visão panorâmica do que a pessoa quer, de onde ela está, para onde quer ir, e que escolhas tem que fazer para essa mudança acontecer”, diz.

Mas não pense que é só fazer as malas e sair por aí, não! A psicóloga avisa que grandes mudanças exigem um processo de transição que só as pessoas bem preparadas, que tenham uma resiliência mais desenvolvida, talvez consigam suportar a carga emocional e social que vem junto com essa decisão.

Agora, você vai conhecer histórias de pessoas que viveram períodos sabáticos. A Nana Bulgareli e a Vivi Noda mudaram completamente suas vidas.

 

Crédito: T2 Educação

Quer saber mais? Clica nestes links:
www.conturbtrends.com
www.exame.abril.com.br
www.folha.com.br

O que você mudaria na sua vida durante um período sabático?
Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 1