Machine Learning. As máquinas também aprendem?

Machine Learning. As máquinas também aprendem?

Crédito: Amazon

Sim! A partir de um sistema que modifica o comportamento delas de forma autônoma, baseado na própria experiência, com mínima interferência humana. Basicamente, isso serve para melhorar o desempenho das máquinas por meio de reconhecimento de padrões dos dados analisados.

Complexo, não? Desenvolvedores de softwares entenderão! Brincadeiras à parte, o fato é que o tal do Machine Learning faz parte da vida tanto da vida dos seres humanos comuns quanto dos profissionais de tecnologia.

Um jeito divertido de treinar

Para facilitar a vida de desenvolvedores de diversos níveis – de novatos a sêniores – a Amazon Web Services, departamento de serviços de tecnologia da empresa – criou o DeepRacer, um minicarro de corrida autônomo, impulsionado por técnicas de Machine Learning.

Mas nem pense que esse carro é só um brinquedinho para “nerds”. A ideia é que o produto possa ajudar programadores a testarem seus conhecimentos de Machine Learning. Dessa forma, esses profissionais vão aprender de uma forma livre e descontraída a técnica de Reinforcement Learning (RL), ou seja, aprendizado por reforço.

Por meio da RL, é possível que a máquina aprenda comportamentos complexos e consiga tomar decisões de curto prazo, já se preparando para objetivos de longo prazo.

Como funciona?

A liga do AWS DeepRacer já começou. Então, acelere. Você pode participar online das corridas mensais ou pessoalmente nos eventos das conferências mundiais. Para os nerds, vai ser moleza entrar nessa disputa. Mas para ter mais informações sobre o que já rolou na liga até agora, assista aos vídeos no DeepRacer TV. Acesse DeepRacer League e descubra esse novo universo de competição.

Aprendendo no ambiente de teste

Praticar e experimentar em uma fase de aprendizado fica fácil se o conteúdo for divertido. Com o AWS DeepRacer, os programadores conseguem atingir objetivos e ganhar conhecimento dentro de uma competição. Para começar, tem uma pista virtual num simulador de corrida 3D que fica na nuvem. Dá para acessar de qualquer lugar.

À frente de seu tempo

Que a Amazon é uma gigante do varejo e traz sempre novidades tecnológicas, todo mundo sabe. Mas você tinha ideia que a empresa tinha um departamento que cuida só de tecnologia na Web? Isso mesmo. Quando o assunto é internet,
o Amazon Web Services é o responsável.

Para saber mais sobre esse departamento, acesse o canal da empresa no YoutubeYoutube Lá, você encontra Web Séries e tudo sobre essa novidade, o AWS DeepRacer, que estamos contando aqui no ConturbTrends.

Só para deixar claro…

Se você é uma pessoa curiosa, como a nossa equipe, deve estar querendo saber o que é Machine Learning. Que nada mais é que um sistema que pode modificar o comportamento da máquina autonomamente tendo como base sua própria experiência, ou seja, padrões dentro de dados, com mínima interferência humana.

Usos mais comuns

Hoje, com os avanços tecnológicos da humanidade, o uso do Machine Learning está crescendo muito. Por isso, listamos alguns exemplos:

– Em bancos de dados autônomos, o Machine Learning automatiza tarefas que antes eram realizadas por uma pessoa. Isso evita indisponibilidade e falha humana.

– É possível evitar fraudes em sistemas de pagamento, como cartões de crédito e outros meios com essa tecnologia que permite que os sistemas barrem a maioria dessas ações.

– Textos escritos em diversos idiomas já podem ser traduzidos com mais contexto. Isso significa que o Machine Learning permite que se leve em conta expressões regionais, além de outros parâmetros na hora de passar um texto de uma língua para outra. Por isso, que o Google Translate, se você reparar, está ficando cada vez mais preciso.

Se você não é nerd, mas curte a evolução tecnológica que presenciamos diariamente, acesse os links abaixo para saber mais sobre esse assunto tão complexo. Mas se programação for a sua área, entre na disputa do AWS DeepRacer. Vai ser muito divertido e inusitado aprender uma tecnologia numa corrida de carros que pode
ser virtual ou não!

Assista aqui o primeiro episódio do AWS DeepRacer em Amsterdam.

Crédito: Amazon

Quer saber mais? Clica nestes links:
www.amazon.com/deepracer
www.tecnoblog.net
www.forbes.com

Na sua opinião, qual é o melhor jeito de aprender algo tecnológico?
Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0