O fim do Flash Player – 1996-2020

O fim do Flash Player – 1996-2020

Crédito: Fossbytes

Jogos online, Youtube, animações, banners… Tudo isso existe graças ao Flash Player. Se você acessa a internet há mais de 10 anos, com certeza já instalou esse plugin no seu computador para poder jogar e assistir a vídeos.

A empresa Adobe anunciou que vai encerrar o suporte técnico para o Flash em 9 de Abril de 2020. Como o software não é open source (o HTML5 e Java Script são), a comunidade de programadores não vai poder manter a linguagem ativa na internet. Muitos serão obrigados a recriar seus conteúdos em outras plataformas ou, simplesmente, retirar seu site do ar.

Saudosismo à parte, o fato é que existe uma legião de fãs que criaram uma petição online para liberar os códigos para o público continuar usando (a Adobe já afirmou que não vai liberar o código). O Youtube nasceu e só foi viável graças ao Flash Player. Vários sites de jogos online existem até hoje, permitindo que milhares de pessoas que não têm videogame ou um computador potente, possam curtir uns games em casa e se divertir.

Mas mundo dos negócios não é brincadeira e, se manter relevante e competitivo no meio de tantas marcas tecnológicas é um grande desafio. Há anos, a Adobe vem enfrentando dificuldades. A Apple nunca instalou o Flash Player em seus telefones e os navegadores não vêm mais com ele instalado de fábrica. Até os desenvolvedores de jogos estão deixando de usar o software.

O Flash Player fez história, elevou o nível do entretenimento, obrigou a indústria a se adequar e oferecer mais a seus clientes, mas sua hora chegou.

Muito Obrigado Flash, muito do que existe hoje, é graças a você!

Crédito: The Science Elf

Quer saber mais? Clica nestes links:
www.fossbytes.com
www.theverge.com
www.reclaimthenet.org
www.dailytech.com

Jogou muitos games online com flash? Tem boas memórias?
Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 1