Passeio em Marte com o veículo Curiosity, da Nasa

Passeio em Marte com o veículo Curiosity, da Nasa

Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Há 7 anos, a sonda Curiosity da Nasa pousou no planeta Marte. De lá pra cá, ela já percorreu mais de 20km em solo marciano e ainda está na ativa fazendo estudos científicos. As pesquisas tem como missão principal avaliar as condições de vida humana e biológica no planeta, analisar a geografia, o clima, a composição do solo e das rochas, atmosfera, radioatividade e, principalmente, a presença de água. Vários sensores, câmeras e braços mecânicos são responsáveis por esses experimentos. Alguns deles passaram por problemas técnicos, mas voltaram a funcionar normalmente.

No dia 26 de novembro de 2011, o foguete Atlas decolou com sucesso do Cabo Canaveral, Flórida, EUA, viajou por mais de 8 meses e 560 milhões de quilômetros, fez 4 ajustes de rota e pousou em segurança no dia 6 de agosto de 2012, à apenas 2,4 km do local inicialmente planejado. O que foi considerado um sucesso total, devido a distância e complexidade da missão.

Com um custo estimado de mais de U$ 2.5 bilhões de dólares, este é um dos maiores projetos da Nasa. Para poder funcionar, receber e mandar informações para os cientistas na terra, foram enviados juntos 3 satélites que estão na órbita de Marte, garantindo que sempre tenha, pelo menos, 1 satélite se comunicando com a sonda. O equipamento é tão avançado, que utiliza um motor nuclear alimentado com plutônio-238, que produz energia o suficiente para que a sonda funcione até 2026.

O nome “Curiosity” (Curiosidade) foi escolhido em um concurso que teve mais de 9.000 inscrições. A vencedora foi Clara Ma de 12 anos. Leia na íntegra o seu texto:

Curiosidade é uma chama eterna acesa na mente de todos. Isso me faz levantar da cama de manhã e me perguntar que surpresas a vida vai me causar naquele dia. A curiosidade é uma força muito poderosa. Sem ela, não seríamos quem somos hoje. A curiosidade é a paixão que nos impulsiona através de nossas vidas cotidianas. Nós nos tornamos exploradores e cientistas com a nossa necessidade de fazer perguntas e imaginar.

Existe uma página na wikipedia que informa o status atual da Curiosity com fotos, vídeos e informações recentes. Está tudo em inglês, mas vale muito à pena visitar.

Selecionamos algumas fotos incríveis para você curtir:

Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Assista aos primeiros 5 anos do veículo Curiosity neste vídeo oficial da NASA:

Crédito: NASA Jet Propulsion Laboratory

Quer saber mais? Clica nestes links:
pt.wikipedia.org
www.mars.nasa.gov/msl
www.marsmobile.jpl.nasa.gov
www.youtube.com/NASA
www.youtube.com/NASAJetPropulsionLaboratory

Já sonhou em ser astronauta?
Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 1