Prepare-se para entrevistas de emprego virtuais durante a pandemia

Prepare-se para entrevistas de emprego virtuais durante a pandemia

Crédito: Envato

Reportagem: Paula Barradas

 

Entrevista virtual virou o “novo” normal?

Apesar da pandemia ter forçado o isolamento social e acarretado uma grande crise econômica pela paralização de parte das empresas, ainda é possível achar um emprego. Claro que muitos setores estão em dificuldades, mas outros estão trabalhando a todo vapor e com muitas vagas abertas.

A diferença é que agora a entrevista de emprego acontece por meio virtual. A área de recursos humanos das empresas teve que investir em ferramentas de recrutamento digital e, neste momento, o candidato é entrevistado e até contratado sem sair de casa.

 

Sem dúvidas, a entrevista por videochamada pode ser muito mais desafiadora do que uma conversa presencial. O contato pessoal promove um momento inicial mais descontraído, com comentários rotineiros do tempo e trânsito, contudo, o encontro virtual é muito mais direto, e isso pode impactar nas primeiras impressões que o recrutador tem do candidato.

Para não perder a oportunidade, o candidato precisa ter jogo de cintura, e rapidamente entrar em sintonia com o recrutador. Para isso, confira algumas dicas de como se sair bem e garantir o tão desejado emprego.

 

Prepare-se para as entrevistas

Se você está procurando emprego, precisa se preparar estruturalmente para as entrevistas. Tenha um plano de internet que garantirá uma boa conexão. Já prepare o aparelho (notebook, computador, celular ou tablet) que usará nas videochamadas, baixando os programas que podem ser usados nessas conversas (Zoom, Skype, Teams, Google Meet, etc.). Separe um tempinho e ligue para amigos e familiares, além de matar a saudades, aproveite para testar os programas, microfone, câmera para as futuras entrevistas. Também tenha caneta e papel por perto, dessa forma, você evita qualquer imprevisto e não perde a oportunidade por um problema de infraestrutura.

Teste seus equipamentos e softwares com amigos e familiar. Isso vai evitar constrangimentos durante a entrevista.

 

Escolha um local apropriado

Não esqueça de procurar um local na casa calmo, no qual a entrevista possa acontecer sem interrupções de filhos, pets ou mesmo de outros membros da família. Também é importante avisá-los dos horários de entrevista para evitar barulhos em excesso. Não deixe de procurar um fundo neutro para que o recrutador preste atenção apenas em você e, claro, com uma boa iluminação.

O local da entrevista precisa estar organizado e, o mais importante, tranquilo, sem a interferência de outras pessoas.

Atenção as redes sociais

Mais do que nunca, as redes sociais são as ferramentas que os recrutadores estão usando para pesquisar candidatos, por isso, tome muito cuidado com o que publica. Nesse momento, todas as redes sociais são espelhos da sua imagem para os recrutadores. Além disso, é preciso manter atualizado seu LinkedIn destacando suas competências e até mesmo publicando textos que tenham a ver com o setor que deseja entrar. Vale também, pedir indicações a conhecidos sobre suas competências.

 

Aumente seu network

Agora que suas redes sociais estão prontas para os recrutadores, invista um tempo adicionando pessoas de interesse e seguindo empresas que almeja. Escolha pessoas chaves para abordar, sem forçar a barra. O importante nesse momento é trocar experiências e aumentar seu network.

 

Reforce suas habilidades

Dedique-se a aprender coisas novas e melhorar suas habilidades. Com a pandemia, muitas empresas estão disponibilizando gratuitamente cursos bem interessantes que podem enriquecer seu curriculum.

Faça cursos, leia artigos, livros que tenham a ver com o cargo que você deseja ocupar na nova empresa. É essencial!

 

Escolha a roupa certa

Não é porque a entrevista é virtual que pode ser feita de pijama. Mantenha o mesmo dress code que você teria em uma entrevista presencial. Evite decotes, roupas muito chamativas, cabelos desalinhados e maquiagem exagerada. Também analise o perfil da empresa, afinal cada uma terá uma formalidade diferente. Contudo, uma imagem profissional é imprescindível mesmo em tempos de quarentena.

Mesmo estando em casa, a roupa para a entrevista deve estar bem escolhida. Faz toda a diferença estar vestido adequadamente (mesmo de longe).

 

Treine antes e mantenha o foco

Durante a entrevista sempre olhe para a webcam, isso passará confiança ao recrutador do outro lado. Também esteja preparado para contar sua história, treine com antecedência os pontos primordiais do seu discurso no qual destacam suas competências, tanto comportamentais, quanto técnicas. Deixe claro ao recrutador que está pronto a novos desafios e que pode ajudar a empresa por meio de seus diferenciais. Não esqueça de manter o foco e ser o mais objetivo possível, isso garantirá uma boa entrevista. Boa sorte!

Aproveite o tempo em casa, antes da entrevista, para treinar seu discurso para que, na hora da conversa, você aja naturalmente.

 

 

 

Quer saber mais? Clica nestes links:
www.exame.abril.com.br
www.forbusiness.vagas.com.br
www.opovo.com.br
www.virgula.com.br

Como você encararia uma entrevista virtual?
Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0