Veículos elétricos – uma realidade

Veículos elétricos – uma realidade

Crédito: Conteúdo Urbano Produtora

Fãs de soluções para a mobilidade urbana, nós falamos algumas vezes sobre bicicletas, motos e carros elétricos aqui no ConturbTrends.

Não por acaso, nossa equipe foi cobrir a 15ª VE Latino-Americano, que aconteceu semana passada, nos dias 1, 2 e 3/10, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento é a principal plataforma de debates sobre mobilidade que, além de discussões, traz lançamentos e soluções para esse mercado. 

Lá, nós conversamos com o Rodrigo Afonso, Business Manager do grupo NümbergMesse, organizador do evento. Ele deu um overview do mercado e mostrou como a questão da mobilidade tem se tornado cada vez mais pertinentes em diversas esferas da sociedade.

Trocar ideias é fundamental

De fato, a mobilidade urbana vem sendo discutida por políticos, empresários e cidadãos que vivem o dia a dia das grandes cidades. Por isso, Rodrigo diz que as edições desse evento são um ponto de encontro para promover conteúdos e bate-papos sobre o desenvolvimento do setor elétrico. 

“Há 15 anos, o evento é voltado para a sustentabilidade. Somente há oito, o foco mudou e está nos veículos elétricos. Mas o viés sustentável está sempre presente”, explica Rodrigo. Ele conta que, para o grupo NürnbergMesse, o VE Latino-Americano é a principal plataforma para mobilidade no Brasil. 

E o Congresso C-Move, segundo Rodrigo, que aconteceu por lá, foi palco de discussões sobre mobilidade, geração, distribuição e abastecimento de energia limpa.

A conclusão é que hoje a mobilidade urbana não tem condições de permanecer como está. “É insustentável ter veículos a combustão e nos locomovermos do mesmo jeito nas grandes cidades”, enfatiza. 

Para ele, o grande vilão dessa história nem são motores a combustão. Mas, sim, a falta de otimização do transporte. Isso porque existem muitas pessoas que ainda  não compartilham o carro e acabam indo para o trabalho sozinhas. 

“Na nossa visão, a mobilidade elétrica e outras que surgirão com  tecnologias diferentes, são realmente o futuro da mobilidade em todos os modais. Ela será mais verde e inclusiva quando os meios de transporte começarem a ser mais compartilhados”, diz. 

Potencial brasileiro

Consequentemente, ao longo desses 15 anos, o evento vem se consolidando e a pauta mobilidade já faz parte do dia a dia das pessoas.
“Muitos ainda não sabem bem o que é um carro elétrico, mas já ouviram falar. Isso faz com que a nossa representatividade aumente mais. Quando se trata de evento de veículos elétricos, somos o maior da América Latina”, revela Rodrigo. 

E não é só a mobilidade que é discutida e mostrada nesse encontro, mas sim a geração e distribuição de energia limpa. Isso significa que o evento é completo. Não deixa nenhum ponto desse ecossistema descoberto. “Nós trabalhamos a cadeia completa”, diz o business manager

Dessa forma, quem foi ao evento entendeu como tudo funciona. As soluções oferecidas ali são completas. E, de acordo com Rodrigo, um dos grandes diferenciais do VE Latino-American é permitir que o público tenha experiências, possa viver a mobilidade elétrica testando bicicletas, patinetes e até carros elétricos.

“Na minha percepção, quem testou, se apaixonou. Essas experiências mudam completamente sua relação com a mobilidade”, constata. 

Quanto mais gente, melhor

Ao mesmo tempo que veículos elétricos estão deixando de ser apenas um conceito e se tornando realidade, é preciso percorrer um caminho bastante longo. Por isso, Rodrigo revela que reunir players de peso em um evento desses significa agregar forças. 

Um exemplo dessa força são as locadoras de carro. “Esse é um dos setores que mais compra veículos. Cerca de 40% dos carros emplacados no Brasil, hoje, vão para a locação”, explica. 

Assim, neste contexto, os elétricos, segundo Rodrigo, começam a entrar no cotidiano das pessoas, como o híbrido. O lançamento do Corolla, primeiro carro de linha de uma grande montadora, a Toyota, já é conhecido pelo público. A marca também tem o Prius, carro híbrido, que não era de linha. “Agora, você tem um carro que é amado pelos brasileiros, híbrido e num valor que não difere tanto do normal”, afirma.

Dividir para conquistar

O ConturbTrends acredita muito nesta afirmação. Por isso, você ainda vai ver por aqui vários eventos e novidades do setor de mobilidade associado à inovação tecnológica. O próximo é o WTW, o Welcome Tomorrow. Esse ecossistema auxilia empresas e profissionais a repensarem o valor do tempo e da vida por meio da mobilidade. Consequentemente, eles reavaliam a gestão de tempo e o futuro do trabalho. 

O objetivo do evento é estimular a inovação tecnológica. Por isso, há sete anos, esse encontro vem fazendo a diferença na discussão sobre tempo, mobilidade e inovação. Assim, se tornou referência da área na América Latina. 

Data: 5 a 10/11
Local: SÃO PAULO EXPO, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, SP.

Crédito: Denis Vaneti

Quer saber mais? Clica nestes links:

www.velatinoamericano.com.br
www.summitexito.com.br

Curte carros e automobilismo? Ou prefere o videogame?

Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0