Yeezy-Adidas. É Crocs ou Tênis?

Yeezy-Adidas. É Crocs ou Tênis?

Crédito: Acervo pessoal

Durante a Fast Company Innovation Festival, em Nova Iorque, o rapper Kanye West – criador da linha de tênis Yeezy – e o designer Steven Smith, falaram sobre o lançamento do Yeezy Foam Runner, feito parcialmente de EVA híbrida e espuma de alga. Atualmente a maioria dos produtos Adidas são produzidos na Alemanha, mas Kanye comentou sobre a mudança da sede da Yeezy para Cody, Wyoming, nos Estados Unidos, isso ajudará no controle de qualidade e no impacto sobre o meio ambiente. São 16.187 Km2 e algumas propriedades em volta que servirão totalmente para a produção de matéria prima, como por exemplo o algodão.

 

Crédito: Fast Company

 

Kanye West. Sabe quem é?

Difícil não saber quem é essa figura super influente no mundo da música. O rapper norte americano começou sua carreira como produtor musical e ganhou reconhecimento pelo seu trabalho no álbum The Blueprint, de Jay-Z, assim como outros cantores: Alicia Keys, Ludacris e Janet Jackson. Atualmente, ele é o 9o artista que mais vendeu musicas em formato digital, acumulando vários prêmios, incluindo 21 Grammys, se tornando o maior rapper da história da premiação.

 

Além do amor pela música, West é um grande entusiasta de moda, grande fã de grifes, como Givanchy, Margiela, Rick Owens e Balmain (ele é garoto propaganda da marca). Com esse conhecimento de moda, e sendo casado com a influenciadora Kim Kardashian, ele construiu o próprio estilo, usando moletons e camisetas oversized, camisas jeans, calças amplas e botas esportivas. Esses outfits fazem muito sucesso devido as redes sociais que espalham as fotos rapidamente pelo mundo todo, além de contar com a grande ajuda Kim na divulgação da Yeezy, seus desfiles e dos próprios outfits.

 

Crédito: Houston

Com os pés na moda

Em 2009, Kanye lançou a primeira versão do tênis, Air Yeezy 1, produzido pela Nike, após 3 anos, lançou o Air Yeezy 2, ambos esgotaram assim que as vendas foram abertas. Porém, eles acabaram encerrarando o contrato. Um ano após terminar esse relacionamento com a Nike, West anunciou a parceria com a Adidas. Porém, apenas lançou o primeiro tênis com a marca em 2015, o lendário Adidas Yeezy Boost 750 que esgotou imediatamente.

 

Kanye West não se limita apenas a calçados, ele também produz desfiles de moda. Seus dois primeiros desfiles aconteceram em Paris. Já o terceiro foi em Nova Iorque, em parceria da Adidas Originals. O casting tinha modelos de tipos bem diferentes e dava a impressão de um batalhão: “no exército, ninguém fala que você não pode entrar a não ser que use tamanho 36”, ou seja, por mais que ele esteja no meio do high fashion, é contra a ditadura da moda, apoiando a diversidade.

 

Parceria de peso

Kanye West deixou a Nike e se juntou com a Adidas. Você tem ideia dos motivos? Como já falamos nessa reportagem, Kanye é uma pessoa que se preocupa com a diversidade e com a sustentabilidade das coisas. A Adidas é uma marca que se importa muito com essas questões. Não à toa, em 2007 a marca criou uma iniciativa “Adidas Better Place”, focada em diminuir o impacto de seus produtos no meio ambiente. O objetivo da ação é orientar e incentivar a criação de produtos mais sustentáveis?, sem comprometer o seu desempenho funcional e qualidade deles.

 

De acordo com a marca, eles produziram mais de cinco milhões de pares de calçados com resíduos de plástico reciclado, em 2018, e o objetivo é redobrar esse número em 2019. Essa iniciativa será reforçada pela parceria da empresa com a organização ambiental e a rede de colaboração global, Parley for the Oceans, que trabalha para interceptar resíduos de plástico nas praias antes que estes alcancem os oceanos.

O material retirado das águas é, então, reciclado e transformado em um fio que virou material para a Adidas. Além de calçados, algumas roupas, como as camisetas do FC Bayern de Munique para a Champions League e o uniforme do tenista alemão Alexander Zverev para o Australian Open também são fabricados a partir desse fio.

 

Dados preocupantes

Segundo Dianna Cohen, CEO da Plastic Pollution Coalition, mais de 8,3 bilhões de toneladas de plástico foram produzidos globalmente nos últimos 70 anos, por isso é essencial que a Adidas – uma empresa global – fique atenta às prioridades do consumidor e a consciência do meio ambiente, já que varias pessoas, hoje em dia, procuram estar sempre na moda, com um visual atual, mas de forma sustentável.

Quer saber mais? Clica nestes links:

www.famousfashiondesigners.org
www.adidas.com.br
www.assintecal.org.br
www.ffw.uol.com.br
www.hypebeast.com
www.sneakernews.com

E você, já está consumindo coisas mais sustentáveis? 

Conta para a gente nos comentários aqui embaixo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 1